We translate our materials for English language

domingo, 3 de abril de 2011

15 coisas que não devem faltar em sua lição sobre a Páscoa: Por Nobec Rio


1. A instituição da Páscoa. (Ex 12)

2. O cordeiro. Ex 12:3

3. Pães sem fermento. Ex 12:15

4. Prontos para sair. Ex 11:11

5. O sangue nos umbrais da porta. Ex 12:13

6. A morte dos primogênitos. Ex 12:12

7. Saída do povo do Egito. Ex 12:37

8. Jesus Celebra a Páscoa com seus melhores amigos. (Queria estar perto deles)

9. Institui a Nova aliança no seu sangue. (Tráz para Ele toda responsabilidade de ser o Libertador e salvador – Seu sangue como daquele cordeiro. Não mais nos umbrais das portas, mas nos nossos corações para livrar-nos da morte).

10. Fala do pão como memória do seu corpo partido. (Um grande sofrimento, comparado a um pão partido e moído entre os dentes em nosso favor)

11. Do vinho, memória do seu sangue derramado. (Sangue vertido de um corpo perfurado, em nosso favor)

12. Sua morte na cruz pelos nossos pecados. (Já não há nenhuma dívida – Rm 8:1)

13. Sua ressurreição no Domingo pela manhã, vencendo a morte, nosso maior inimigo. Dando-nos também o direito de participar desta vitória. Nossa vindoura ressurreição)

14. Nossa nova vida em Cristo. O poder de agora poder dizer não ao pecado e viver alegre e produtivamente para Deus.

15. Aproveite para distribuir pequenas lembranças às crianças como um memorial para ser lembrado durante o ano inteiro, se possível acompanhado de uma deliciosa guloseima. Hummm!

--0O0--

A contextualização enriquece e dá sentido a celebração da Páscoa. A leitura do texto no Antigo testamento – Êxodo Capítulo 12 – Gera uma expectativa de ver Deus agindo, firmemente, contra os opressores.

Ele os libertou com mão forte. A Instituição da Páscoa marca o início do calendário Hebreu. (Entre Março e Abril) Um novo momento começando na vida do povo de Deus.

Você pode imaginar homens, mulheres e crianças celebrando a Páscoa da seguinte maneira: Com uma mão seguravam o garfo e comiam o cordeiro assado, e com outra seguravam a alça de suas malas. Com mochilas nas costas, pronto para sair. Estavam certos de que, naquela noite, Deus os libertaria. Brinquedos arrumados, panelas nas sacolas, roupas... tudo empacotado, prontos para partirem. O Anjo da morte sairia naquela noite à procura dos filhos homens mais velho (Primogênito) em todas as casas para matá-los. A única coisa que poderia parar aquele anjo poderoso, encarregado de matar, seria manchar os cantos superiores das entradas de casa (Umbrais) com o sangue extraído daquele cordeiro que agora estava servindo de jantar.

Esta empolgante e vibrante e verdadeira história vai, prepará-los para saber o que Jesus pensava sobre a Páscoa e pra quem, todo aquele cerimonial apontava.

Jesus faz uma grande aplicação comparando a celebração da Páscoa ao nosso resgate – A ceia ( Lucas capítulos 22 ao 24)

Querido professor, fique atento e aproveite sempre as oportunidades e datas especiais para gerar em seus alunos o amor a Deus, paixão pela sua Palavra e uma eterna gratidão a Jesus por sua salvação. Uma grande sugestão seria celebrar uma ceia com seus alunos. É um bom momento para falar de salvação e comunhão. Eles nunca mais esquecerão.

Abraços – Equipe Nobec Rio.

Nenhum comentário:

Vídeo de Apresentação NOBEC

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails