We translate our materials for English language

domingo, 12 de outubro de 2008

Apascentando e discipulando I ( Neemias Capítulos 1 e 2 )

COMPAIXÃO

DESPERTANDO O INTERESSE -" Imagine você trabalhando num cargo muito importante, ganhando um bom salário em um outro país, e recebesse a notícia de que a cidade de seus pais tivesse sofrido uma grande tragédia e tudo estivesse em ruínas. Qual seria o seu sentimento e qual seria a sua atitude diante desta notícia?"


CONTEXTO: A Bíblia nos conta a história de um homem chamado Neemias. Ele era uma pessoa especial, era o copeiro do rei Atarxerxes na Pérsia. Certo dia, um dos seus irmãos chegou da cidade de Judá, trazendo notícias da cidade de Jerusalém, a cidade de seus pais. Ele contou a Neemias que aqueles que não tinham morrido e haviam voltado para Judá estavam passando por grandes dificuldades. Contou-lhe também que os estrangeiros que moravam ali por perto riam deles, e por fim, disse-lhe que os muros de Jerusalém ainda estavam caídos e os portões que haviam sido queimados ainda não tinham sido consertados. Que notícias tristes! Ao ouvir isto, Neemias sentou-se, chorou e não comeu nada durante alguns dias. Teve compaixão do seu povo e orou a Deus. ( Neemias 1: 5 a 1o )

Um dia quando o rei estava jantando, Neemias pegou o vinho e o serviu. O Rei nunca havia visto Neemias triste e por isso perguntou: - Por que você está triste? Você não está doente; portanto deve estar se sentindo infeliz!
Neemia
s ficou com muito medo, mas contou ao rei que o motivo de sua tristeza era saber que a cidade de seus pais estava destruída.
- Que queres que eu faça? Perguntou o rei. Neemias orou a Deus e depois disse: - Se o senhor estiver contente comigo, e quiser atender a um pedido meu,deixe que
eu vá para a terra de Jerusalém a fim de reconstruir a cidade de meus pais. ( Cap. 2 )
Deus moveu o coração do rei! Ele não só permitiu que Neemias fosse até Jerusalém, mas também providenciou todo os recursos para que ele pudesse começar a obra!

Conclusão: Aprendemos com Neemias que:
  • Sempre que tomamos conhecimento de que alguma coisa vai mal, seja em nossa família, nossa cidade, ou mesmo em outro país devemos ter o sentimento de compaixão.
  • Este sentimento nos levará a tomar atitudes que mudarão a situação: Orar, jejuar, contribuir e estarmos dispostos como Neemias, a começar uma grande obra!
APLICAÇÃO:
Criança, Jesus foi a pessoa que mais nos ensinou sobre compaixão. "Então peça a Deus e Ele lhe dará o caráter e um coração cheio de compaixão como o do seu filho Jesus."

Abraços, Beto e Juju.
Adaptação da Palavra do Pr. Marcus Gregório para as crianças.

Nenhum comentário:

Vídeo de Apresentação NOBEC

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails