A turma de Araguari está preparando o melhor!
Louvor com O Conjunto coral das Crianças "Harpa de Davi".
Beto e Juju também cantarão bastante!
Até lá!
Criamos esta história para mostrar que muitos que distribuem doces, não conhecem a verdadeira história de Cosme e Damião. Fique à vontade para utilizá-la em sua igreja! Temos certeza que muitos adultos e crianças serão impactados e transformados, para glória do Senhor Jesus!
Então:
"A história que ninguém conta"
Autores: Rosenir Molina e Joaquim G. Vieira
Baseado no folheto “ A vida de Cosme e Damião” uma co-produção
Apec- CPR
Narração: Numa linda tarde de setembro a agitação era geral. As crianças corriam de um lado para o outro buscando algo que para elas era muito importante.
Bonecos: ( Aparecem agitados e eufóricos)
Boneco menino: A Dona Maricota está convidando todas as crianças para pegar doces hoje à tarde na sua casa!
Boneca menina: Oba!! A Dona Maricota dá cada doce!!!
Boneco menino: É... e dá brinquedos também! Vamos lá pessoal, vamos buscar o nosso convite senão vai acabar!
Narração: Todas as crianças esperavam ansiosas pela hora de ir até a casa da Dona Maricota. Ela era conhecida em toda vizinhança pelos doces e brinquedos que distribuía, mas... alguém não estava entusiasmado, será que aconteceu alguma coisa?
Zequinha não estava com a turma correndo atrás de doce e nem pegou o convite para ir à casa de Dona Maricota.
No dia seguinte, Dona Maricota que conhecia o Zequinha e gostava muito dele resolveu saber o que estava acontecendo.
D. Maricota: Zequinha, você está se sentindo mal? Está com dor de barriga? Com verme?
Zequinha: Não D. Maricota, eu não estou sentindo nada, pelo contrário, estou muito bem!
D. Maricota: Então porque você não foi buscar o seu convite e os seus doces? Todos os seus amigos já pegaram.
Zequinha: Sabe o que é Dona Maricota?... Eu fui à igreja no domingo com a minha tia e lá a professora das crianças contou uma história que ninguém conta, aí eu entendi que eu não devo comer os doces que são ofercidos à imagens de esculturas.
D. Maricota: Uma história que ninguém conta?? Que é isso menino! Deixe de bobagem! Esse ano eu caprichei nos doces e nos brinquedos, eu sei que você vai adorar! Pegue, eu trouxe tudo para você!
Zequinha: ( Educado) Muito obrigado por ter lembrado de mim, mas eu não vou aceitar os doces e brinquedos que a senhora trouxe para mim.
D. Maricota: Que esquisito... Nunca vi criança rejeitar doce! Zequinha, você me deixou curiosa com esse negócio de história que ninguém conta. O que isso tem a ver com os doces que eu distribuo? Eu faço isso todos os anos , como a minha mãe e a minha avó faziam, e eu sou muito admirada por isso!
Zequinha: É por isso mesmo que eu falei da história que ninguém conta.
A senhora nem sabe porque distribui doces todo o ano e aposto que também não sabe quem foram Cosme e Damião.
D. Maricota: Ah, eu sei sim! Eles eram irmãos gêmeos muuuiiito bonzinhos que faziam o bem para as criancinhas.
Zequinha: Viu só? A senhora não conhece a história, por isso é a história que ninguém conta!
D. Maricota: E qual é a verdadeira história? Se você não me contar eu vou morrer de curiosidade! Conta logo Zequinha!
Zequinha: Tá bom! Tá bom! Eu vou contar!
Os gêmeos Cosme e Damião nasceram na Arábia e seus pais eram crentes em Jesus. Quando cresceram foram estudar em lugar chamado Síria e lá se tornaram médicos. Eles cuidavam das pessoas doentes sem cobrar nada. Então muitas pessoas vinham se consultar e os irmãos aproveitavam a oportunidade para falar do amor de Jesus. Mas havia um homem muito mau que odiava as pessoas que serviam a Jesus, o nome dele era Dioclesiano, o Imperador Romano. Esse homem perverso queria matar Cosme e Damião, então mandou um representante chamado Lísias para a cidade onde eles estavam para torturá-los e depois matá-los.
D. Maricota: Que é isso menino!! Eu já estou ficando toda arrepiada!
Zequinha: Pois é, depois de fazer com que eles sofressem muito, Lísias mandou que cortassem a cabeça deles. E foi assim que Cosme e Damião morreram 283 anos depois de Cristo.
D. Maricota: Que coisa triste! Só porque eles eram bonzinhos morreram dessa maneira?!
Zequinha: Não, o motivo foi outro:
Dioclesiano odiava os cristãos, e ele sabia que Cosme e Damião amavam a Jesus e nunca adorariam outro deus.
Então Lísias, o representante do imperador, ordenou que eles adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens de escultura, mas como não obedeceram à sua ordem, foram mortos.
D. Maricota: Então eles morreram por não adorar imagens de escultura?!
Zequinha: Isso mesmo Dona maricota! A Bíblia diz lá em Êxodo 20: “ Não farás para ti imagens de escultura... não se encurvarás diante delas, nem as servirás.”
D. Maricota: Nossa!! Então se eles estivessem vivos não iriam gostar de saber que foram transformados em imagens! Isso não é certo!
Zequinha: Viu?! Algum dia alguém contou essa história para a senhora?
D. Maricota: Não!! Eu não sabia!
Sempre dei doces por causa do costume da minha família e porque eu gosto muito de crianças, mas estou muito arrependida.
Meu Deus, me perdoe! A partir de hoje eu vou contar essa história para todas as pessoas que assim como eu estive, ainda estão enganadas fazendo o que não agrada a Deus.
Zequinha: Isso mesmo dona Maricota! Vou pedir para a minha tia conversar com a senhora e explicar mais sobre o amor de Deus por nós. O Senhor, é o único Deus verdadeiro e é só a Ele que devemos adorar.
D. Maricota: Zequinha, será que a sua tia me levaria na igreja também?
Zequinha: Claro! Ela vai ficar muito feliz!!
Narrador: E foi assim que Dona Maricota ficou conhecendo a “ história que ninguém conta”, e o melhor: aceitou a Jesus e se arrependeu de seus pecados. Hoje em dia ela é conhecida pelas crianças da rua , não pelos doces e brinquedos que distribuía no mês de setembro, mas pelas histórias da Bíblia que conta todas as semanas em sua casa, levando muitas crianças a conhecerem o Senhor Jesus, que morreu lá na cruz por nós.
Ah... ela também faz um bolo de chocolate que é uma delícia e todas as crianças comem e querem mais!!
FIM